As crianças são verdadeiras “esponjas”, principalmente durante a primeira infância, período que compreende os cinco primeiros anos de vida dos pequenos. Essa habilidade de captar tudo que está em sua volta é primordial para seu desenvolvimento físico, emocional e cognitivo, que são fortemente influenciados pelas brincadeiras.
Por isso, as crianças precisam explorar os objetos do seu convívio de todas as formas possíveis. É instintivo que gostem de pegar em tudo e até levar à boca. É como se o cérebro delas “exigisse” esse comportamento, para que todos os sentidos sejam estimulados. E essas experiências sensoriais é que formarão pessoas criativas, mais inteligentes e com habilidades inovadoras.
Por isso é tão importante deixar que as crianças explorem o ambiente (preservando sua saúde e segurança, é claro), principalmente através das brincadeiras. Confira algumas dicas para estimular as brincadeiras sensoriais com os pequenos em casa:
Examine a decoração do quarto da criança do seu ponto de vista. Se precisar, fique de joelhos. Os objetos estão posicionados na altura da criança? Seus brinquedos são sensoriais?
Promova um rodízio de brinquedos e jogos, além de incentivar passeios a locais propícios para o estímulo sensorial, como praia e piqueniques.
Determine um horário para ver televisão e não deixe que as crianças fiquem o tempo inteiro em frente ao aparelho.
Promova atividades com canções, contação de histórias e instrumentos musicais.
Sempre apresente novas sensações, como sabores que ela ainda não conhece, odores e experiências táteis, como ajudar na cozinha a fazer um biscoito.
Brincadeiras com massinhas e tinta são ótimos para estimular o tato e a visão de uma forma lúdica e divertida.