A alimentação é um dos pilares da qualidade de vida. E não estamos falando da questão estética, como se o único objetivo de uma rotina mais saudável no prato fosse a magreza. Estamos falando de qualidade, de um prato de comida que seja eficiente na hora de evitar doenças. Essa deve ser o principal incentivo da educação alimentar na escola!
Em plena fase de desenvolvimento, crianças e adolescentes são especialmente beneficiados por uma alimentação mais saudável. Eles precisam de todos os nutrientes para crescerem saudáveis e terem a energia necessária para estudar.
Educação do paladar
Mas como convencê-los que é melhor comer frutas e legumes do que pizza e batata frita? É um desafio que é possível se pensarmos que a educação alimentar deve ser acompanhada de uma educação do paladar. Com tantos industrializados, a verdade é que perdemos o contato com o sabor real dos alimentos. É possível redescobrir isso experimentando novos pratos e combinações e incluir as crianças nessa viagem gastronômica.
Nada é mais saboroso do que um alimento natural e fresco. E crianças e adolescentes também vão perceber isso se esse tipo de alimento fazer parte da sua rotina, desde cedo. É o que chamamos de repertório do paladar, que começa a ser formado ainda quando são bebês. Conforme têm contato com sabores, texturas e consistências diferentes, eles formam preferências que serão lembradas pelo seu organismo para sempre.
Na escola
Aqui na Novos Caminhos, temos uma parceria com a Nutrym, empresa de consultoria nutricional que estimula o consumo de alimentos naturais e saudáveis de forma lúdica. Os pequenos aprendem sobre os benefícios de cada alimento e descobrem novos sabores a cada workshop, sem pressão e com diversão.
Não é incomum ver crianças que diziam “não gostar” de um alimento e acabam comendo na escola, junto com os colegas de turma. Isso é normal porque somos influenciados pelo meio, para o positivo e negativo. Então, chegou a hora da pergunta: Como é a alimentação da sua casa? Dar o exemplo pode surtir mais efeito do que discussões para que a criança coma os legumes e verduras. Pense nisso!