É, sabemos que não é fácil ficar de recuperação. O primeiro passo é não encará-la como um castigo e sim como uma oportunidade. Uma nova chance de estudar, procurar entender o conteúdo e tirar as dúvidas com o professor, que também está ali para ajudá-lo.
Na recuperação, o aluno se volta somente para as matérias que não conseguiu o melhor aproveitamento para passar ano, por isso ela tende a ser vista como “vilã”. Mas rever o conteúdo que tem dificuldade é primordial para se preparar para o vestibular afinal, lá você não tem uma segunda chance.
Então, se você ficou de recuperação, o melhor a fazer é realmente estudar, para não levar dúvidas para o próximo ano e prejudicar o seu rendimento em um ano mais difícil. Confira dicas:
- Relaxe! Não é hora de ficar nervoso ou ansioso porque os seus amigos já estão de férias e você ainda não. Quando menos ansioso, mais fácil será a recuperação;
- Aperfeiçoe a sua estratégia de ensino. Uma boa dica é fazer resumos e marcar as partes mais importantes. O professor pode ajudar!
- Pergunte tudo o que tiver dúvidas;
- Evite estudar mais do que duas horas seguidas. Faça pausas e relaxe;
- Procure dormir e comer bem;
- Peça ajuda a um amigo que tenha ido bem na matéria;
- Não repita comportamentos que o levaram para a recuperação.