A disciplina positiva é um estilo de educação que está ganhando cada vez mais adeptos. Ela traz diversos benefícios, já que o foco é no bem estar da criança.
Baseada na comunicação não-violenta, a disciplina positiva é um equilíbrio entre “ser firme” e “ser gentil”, sem autoritarismo ou permissividade. Na prática, tem-se percebido que essa é uma maneira muito eficaz de educar os filhos, trazendo resultados a longo prazo.
Sem castigo
Um dos pontos mais curiosos - que vai contra à criação que a maioria de nós tivemos - é a abolição de qualquer tipo de punição, como os castigos. De acordo com a disciplina positiva, esse tipo de ferramenta só cria insegurança e medo a longo prazo, enfraquecendo o vínculo entre pais e filhos.
A proposta é tentar entender o que a criança está comunicando. Birras, crises de choro e outros comportamentos são mensagens que os pais devem decifrar, para chegar ao real problema da criança. Para isso, conversar é a melhor saída.
Isso não significa ceder ao que a criança estava querendo, mas sim, lidar com os problemas de uma maneira diferente. É dar a oportunidade de escolha e implicar a criança na resolução da questão.
Como aplicar a disciplina positiva?
Os pais podem também utilizar a distração e a substituição, levando os filhos para longe da crise ou do que está causando o estresse. Acordos e combinados também são ferramentas interessantes.
Se a criança costuma fazer birra nos passeios ao supermercado, por exemplo, antes de sair de casa os pais devem conversar e explicar que ela não deve ter certas atitudes (o ideal é nomear o que o seu filho costuma fazer). Esse seria um combinado entre a família.
Quais os benefícios da disciplina positiva?
A disciplina positiva promove mais segurança e autonomia para crianças, exercitando a empatia. Quando a educação acontece através do diálogo e do respeito mútuo, a criança vai desenvolvendo aprende a desenvolver habilidades sociais e é incentivada a descobrir as suas potencialidades.
E, o principal, vai aprendendo a lidar com problemas sem crises de choro ou birras, o que será de grande ajuda na adolescência e na vida adulta.