Você já pensou que a forma como nos comunicamos podem marcar a criança para sempre? Isso porque a motivação é um dos principais componentes para que os pequenos tenham uma infância saudável e felizes.
Então, os pais precisam tomar cuidado com algumas frases que podem atingir de forma negativa a educação das crianças.
“Por que você não é igual ao seu irmão?”
Apesar de parecer um simples exemplo - que também pode aparecer substituído por amigo, vizinho ou até um personagem de desenho - esse tipo de frase atinge diretamente a individualidade. Ou seja, a criança passa a questionar a si mesmo como indivíduo único, com gostos e visões próprios.
Isso desencadeia a insegurança, provocando um sentimento de desvalorização na criança e ferindo sua autoestima.
“Você não tem jeito!”
Mesmo em situações consideradas engraçadas, essa frase não deve ser dita pelos pais. Esse tipo de expressão faz com que a criança normalize certos comportamentos e os mantenha. Pode até estimular comportamento violento.
“Se você for bem na prova, eu lhe dou o que você quiser”
Esse tipo de estratégia é sempre ruim, especialmente quando é uma “falsa” promessa. Caso não possa presenteá-la, sua autoridade perante ela se desfaz. A criança tem que crescer sabendo que ela tem que estudar por benefício próprio, sem esperar nada em troca.
“Tudo isso é culpa sua!”
Uma criança não pode lidar com a culpa vinda dos pais. É claro que, quando ela erra, precisa ser repreendida e ter a consciência do que fez. Mas é preciso cuidado para não desenvolver uma tendência à autopunição e à responsabilidade excessiva para a idade.
“Você não consegue tirar notas mais altas!”
Apontar os deslizes como fracasso ou incapacidade não é uma atitude positiva. Isso faz com que os pequenos se sinta mais frágeis, incapazes e sua autoconfiança é fortemente abalada, impedindo que realmente vá bem nos estudos.